Newsletter

Nome:

E-mail:

Fumo passivo aumenta o risco de cáries dentárias em crianças

Apesar de alguns estudos terem sugerido uma associação entre fumo passivo e cáries, ainda é incerto se a redução do tabagismo passivo entre as crianças pode contribuem para a prevenção de cáries. No entanto, um estudo japonês descobriu agora que as crianças expostas ao tabagismo aos 4 meses de idade mostraram um risco aumentado de cáries na idade de 3 anos em comparação com as crianças de uma família livre de fumo.

Pesquisadores da Graduate School of Medicine and Public Health da Kyoto University analisaram os dados de 76.920 crianças nascidas entre 2004 e 2010. Todas as crianças participaram de check-ups de saúde rotineiros nas idades de 0, 4, 9 e 18 meses e aos 3 anos de idade. Informações sobre exposição ao fumo passivo da gestação aos 3 anos de idade e outros fatores de estilo de vida, como hábitos alimentares e saúde oral, foram obtidos por meio de questionários.

Os achados mostraram que 55,3 por cento das crianças do estudo foram expostas ao fumo passivo por membros da família no ambiente doméstico aos 4 meses e 6,8 por cento tinham evidências de exposição à fumaça de tabaco. O último foi definido como fumar na frente da criança pelos pesquisadores. No total, 12.729 incidentes de cárie dentária, principalmente dentes cariados, foram encontrados no grupo de estudo.

Em comparação com ter não fumante na família, a exposição ao fumo do tabaco aos 4 meses de idade foi associada a aproximadamente um risco duplamente aumentado de cáries aos 3 anos. O risco de cárie também foi aumentado entre as crianças expostas ao tabagismo domiciliar, enquanto o efeito do tabagismo materno durante a gravidez não foi estatisticamente significante.

Embora estes resultados não possam estabelecer causalidade, que eles apoiam a extensão da saúde pública e intervenções clínicas para reduzir o tabagismo passivo, concluíram os pesquisadores.

Estatísticas de Saúde mostram que o nível de cáries dentárias na dentição primária permanece elevada nos países desenvolvidos. No Japão, um quarto de todas as crianças com 3 anos de idade as crianças experimentam cárie, enquanto que 20,5 por cento das crianças com idades entre 2 a 5 são afetados nos Estados Unidos, de acordo com os pesquisadores.

O estudo, intitulado "Fumante passivo e a incidência de cárie dentária em dentes decíduos em crianças no Japão: A população com base em estudo de coorte retrospectivo", foi publicado 2015 no The BMJ.

Fonte: Dental Tribune