Newsletter

Nome:

E-mail:

Dentistas e estudantes de odontologia com conhecimento inadequado sobre radiação

Avaliando o conhecimento sobre radiação entre dentistas, radiologistas, estudantes de odontologia e radiologia, uma pesquisa descobriu grande falha no conhecimento sobre a proteção de radiação entre profissionais e estudantes de saúde. Com base nas conclusões da descoberta, os pesquisadores pedem atenção para maior enfoque em treinamentos de radiologia dental nas universidades.

No estudo, o conhecimento sobre radiação entre 301 participantes foi investigado com base em um questionário com 13 questões de múltipla escolha com conhecimentos básicos sobre exames odontológicos radiográficos. No geral, a pontuação média das respostas foi de 8.13 de 13, com respostas corretas variando de 3 a 12. Entre os diferentes grupos, os dentistas tiveram a maior média de respostas corretas com 8.36, seguidos dos estudantes de odontologia com 8.19, radiologistas com 8.11 e estudantes de radiologia com 7.46.

Embora as diferenças entre os grupos não tenha sido significativa estatisticamente, os dentistas que concluíram o treinamento de radiação tiveram um maior número de respostas corretas em comparação aos dentistas sem treinamento. Essa associação sobre o nível educacional não foi observada no grupo de radiologistas, escreveram os pesquisadores.

Em contraste, o ano de estudo influenciou os resultados no grupo dos estudantes de radiologia, mas não no grupo de estudantes de odontologia. Estudantes de radiologia do terceiro ano tiveram significativamente um número maior de respostas corretas comparado com os do primeiro e segundo ano.

Entretanto, como a pesquisa descobriu uma falha geral sobre o conhecimento de radiação entre os grupos, os pesquisadores enfatizaram a necessidade de melhorar o treinamento e os programas de radiologia em odontologia nas universidades.

O estudo, intitulado “Radiation awareness among dentists, radiographers and students”, foi publicado on-line, pela Universidade de Medicina de Varsóvia, em 12 de julho na revista Dentomaxillofacial Radiology.

Fonte: Dental Tribune